terça-feira, 26 de março de 2013

ROSEANA DÁ UM PASSO ATRÁS: LOBÃO GOVERNADOR E LUÍS FERNANDO VICE?



Ministro Edison Lobão

É possível que o baixo cacife pré-eleitoral de Luis Fernando (PMDB) tenha feito o Palácio dos Leões a recolocar o Senador Edison Lobão no páreo para 2014.


É o que se pode retirar dos últimos acontecimentos políticos no Estado, sendo de destaque a reunião do PMDB com ampla divulgação nos meios de comunicação do governo, dentre os quais o Jornal o Estado do Maranhão do dia 23/03, onde fizeram questão de anunciar como resultado uma unidade do partido. Mas o que se sabe é que nos intestinos do grupo Sarney acontece uma verdadeira "guerra de foice no escuro", conforme narra o jornalista John Cutrim em seu blog, anunciando que Lobão não abre e deve mesmo ser candidato a governador.


Luís Fernando inaugurando obra em Imperatriz
Com a declaração do Senador-suplente Lobinho, no sentido de que seu pai pretendia continuar no Ministério de Minas e Energia, tudo parecia limpo para o caminho de Luis Fernando rumo ao Palácio. Ele contava com o apoio e preferência de Roseana.  


No entanto, apesar da grande mídia, das viagens, das aparições, de ter sido lotado na Secretaria de Infraestrutura e a partir de então com suposto poder de foro orçamentário e financeiro, seu desempenho eleitoral  em sondagens e pesquisas internas indicam que Luis Fernando é um trator pesado e atolado no massapê. Não tem o conhecimento amplo em todo o estado, e só foi votado em São José de Ribamar. 

De tal sorte, concluiria o Palácio dos Leões: "isso seria temerário" e Flávio Dino teria uma eleição mais tranquila neste cenário, pois é certo que Flávio nunca foi prefeito, mas já foi votado em todo o estado, nas eleições para deputado federal e mesmo para governador. Além disso, tem forte penetração no eleitorado da Capital onde já foi bem votado para prefeito e representa o antigo desejo de mudança da população maranhense


Flávio Dino
Conclui-se facilmente que Flávio Dino se sai melhor do que Luis Fernando tanto em todo o estado como na Capital São Luis, onde tem agora um prefeito aliado.


As críticas feitas pelo ex-governador José Reinaldo Tavares a Luis Fernando fizeram o governo repensar a questão e deixá-lo no páreo, mas trazer Lobão de volta ao cenário político-eleitoral. 


Deoclides Macedo, ex-prefeito de P. Franco
Os dois pré-candidatos do Palácio trocaram gentilezas, um prometendo que  “quem for candidato” terá o apoio do outro. Mas, o fato concreto disso tudo é que Luis Fernando não é mais o craque escalado e nem tem candidatura certa ao Palácio. Pode até vir a ser, mas não o é mais antecipadamente. O mais provável é que Fernando seja o vice de Lobão, este sim candidatíssimo ao governo do Estado. Lobão voltou até a dizer que a Refinaria Premium vai sair do papel, coisa que ninguém acredita.  


Enquanto isso, Flávio Dino continua o único nome da oposição, forte o suficiente para enfrentar a dupla Lobão/Luis Fernando. Apesar do ensaio de terceira via defendida por Eliziane Gama e Domingos Dutra, o mais certo é que Flávio seja o candidato a Governador das oposições, e que o vice seja do PDT, provavelmente um dos dois ex-prefeitos:
Hilton Gonçalo, ex-prefeito de Sta. Rita
Deoclides Macedo de Porto Franco, que é pré-candidato a Deputado Federal ou Hilton Gonçalo de Santa Rita, pré-candidato a Governador pela terceira via. 

Qualquer um dos dois ex-prefeitos complementa uma coisa que alguns contrários costumeiramente apontam em Flávio Dino: a  sua falta de experiência administrativa. Nesse caso bem avaliados como gestores municipais, Deoclides e Hilton Gonçalo, como vices atuantes, contribuiriam muito para o projeto de mudança pregado por Dino e a oposição maranhense.

3 comentários:

Blog do Marcelo Lira disse...

DESCONHECIDO, POUCO CARISMÁTICO E FRACO POLITICAMENTE, O PRÉ-CANDIDATO DA FAMÍLIA SARNEY PODE PERDER A "ELEIÇÃO" PARA GOVERNADOR ANTES MESMO DO CAMPANHA COMEÇAR..., AÍ OS BAJULADORES E JABAZEIROS CONTRATADOS VÃO TER QUE LIMPAR A "BABA" PARA PODER AGARRAR EM OUTRO "SACO"...

Anônimo disse...

Artigo do Zé Carneiro Navalha fez o governo repensar? Pelo contrário, quando Zé Navalha critica é porque o medo bateu na porta da oposição, assim como vc que está pelando de medo. Mas no seu caso, ao contrário de Zé Navalha, é porque vc é uma pessoa inteligente e sabe que nem Bebê Chorão, ops, Flávio Dino (FD) consegue ganhar Luis Fernando no discurso e no curriculum. A única coisa que Bebê Chorão chega perto, em termos de curriculum, de Luis Fernando, é pelo fato dele também ter sido professor da Ufma, de resto meu amigo, tá difícil para Bebê Chorão. Aqui em Imperatriz não tem vez pra ele, vamos saber reconhecer tudo que ele fez para nossa cidade. Como uma pessoa inteligente que vc é, saia logo dessa barca furada que é essa turma do gogó!

Anônimo disse...

Josué o engraçado disso tudo, é que um blogueiro da cidade, está dizendo por aí, que você é que é o culpado pelo baixo índice de popularidade do Luis Fernando. Veja o que ele escreveu: " O jornalista Josué Moura gosta de desqualificar as pessoas, talvez seja a falta de um espelho em sua residência, já que obteve uma pífia votação na eleição de 2012 obtendo apenas 300 votos em um eleitorado de (cento e sessenta e cinco mil votos), mas o que me surpreende é que ele foi assessor do ex-deputado Madeira hoje prefeito de Imperatriz, na gestão passada do prefeito Madeira, ele era do segundo escalão e até a presente data goza das “benécias do governo Madeira” que de boca cheia diz que Luis Fernando é um anjo que caio do Céu para ajudar o seu governo, são convênios e mais convênios para Imperatriz tudo graças a Luis Fernando agora atacado por uma pessoa ligada a Madeira".