quarta-feira, 3 de abril de 2013

SENAI DE IMPERATRIZ E GOVERNO FEDERAL QUALIFICAM PROFISSIONALMENTE ESTUDANTES E TRABALHADORES


SENAI, em Imperatriz

A realização de parcerias entre Governo Federal e SENAI tem contribuído para a qualificação de estudantes e trabalhadores de Imperatriz e de municípios circunvizinhos, entre os quais: Carolina, Grajaú, Amarante, Porto Franco, Estreito, Paraiso, Governador Edison Lobão, Davinópolis, entre outros.  

Os cursos oferecidos pelo SENAI, através do PRONATEC são custeados pelo Governo Federal. Além da gratuidade, o governo fornece uma ajuda de custo aos alunos que participam desses cursos.

Diferentes segmentos da sociedade podem ser favorecidos pelo PRONATEC, entre eles: os beneficiários de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, alunos de instituições públicas municipais e estaduais a partir 16 anos, associações, entre outros.

Para ter direito a esta ajuda de custo são necessários cumprir com alguns critérios, entre os quais: participar de programas de transferência de renda, estar matriculado em escolas públicas, municipal ou estadual, ter presença de 75% durante o curso.

A qualificação profissional é um fator importante e que favorece o acesso do trabalhador ao mercado de trabalho. É inegável que esta mão-de-obra especializada continua sendo um grande atrativo no ato da contratação. 

Apesar da política econômica do país estar passando por dificuldades na atualidade, a cidade de Imperatriz com a instalação da Indústria de Papel e Celulose SUZANO alavancou o seu crescimento econômico, demandando um número crescente de mão-de-obra especializada. Para suprir esta demanda, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Imperatriz-MA divulga os cursos de qualificação profissional para o mês de maio.

Na modalidade à distância, o SENAI está com inscrições abertas para os cursos: Educação Ambiental, Legislação Trabalhista, Tecnologia da Informação, Saúde e Segurança do Trabalho, Propriedade Intelectual e Empreendedorismo. As inscrições devem ser realizadas através do endereço eletrônico www.senai.br/ead/transversais. Estes cursos ainda não possuem data definida para o seu início porque à medida que as turmas vão sendo formadas as aulas são iniciadas.

Carlito Negreiros, interlocutor do Programa PRONATEC fala sobre as as inscrições disponíveis para o mês de maio. “Oito turmas serão oferecidas para o mês de maio através do PRONATEC em parceria com o SENAI na modalidade presencial. As inscrições dos cursos de Eletricista instalador de baixa tensão e caldeireiro serão realizadas entre 08/04/2013 e 03/05/2013.

Já as inscrições para os cursos de Operador de Micro Computador e Torneiro Mecânico serão realizadas entre 08/04/2013 a 10/05/2013.
Para o curso de montador de móveis, as inscrições serão realizadas entre 08/04/2013 a 24/05/2013”. (Janilene Sousa e Rayane Carvalho, estudantes do curso de Jornalismo da UFMA)

Nenhum comentário: