sexta-feira, 20 de setembro de 2013

JATOBÁ-MA: ALUNOS QUE JÁ ESTUDARAM DEBAIXO DE UM PÉ DE MANGA PODEM SER DESPEJADOS DE UMA ESCOLA DE "TAIPA"

Ê Maranhão! 
Quando a gente pensa que já viu tudo, eis que surge mais uma. Coisa digna de ir para o livros dos recordes do descaso e que só acontece por essas plagas dominadas por prefeitos incompetentes ou corruptos, que agem impunemente por muito tempo, massacrando até crianças sob o olhar compassivo da oligarquia Sarney, a mãe protetora da incúria que afeta a todos os maranhenses e nos coloca ao escárnio da nação.

No  município de Jatobá, 8.557 habitantes, localizado na região leste, médio sertão do Maranhão, distante cerca de 430km da capital, 85km de presidente Dutra, os alunos da Escola Municipal Francisca Abrantes, localizada no povoado Cachoeira, estão prestes a ser despejados. Despejados de uma casa de taipa, uma pequena cabana onde aprendem os primeiros ensinamentos.

Segundo a denúncia feita a este blog pelo vereador Ronaldo Adriano - PDT,  os alunos da escola já estudaram sobre a sombra de uma mangueira e depois foram transferidos para uma casa de taipa cedida por um morador, que agora pede a casa e os alunos podem acabar voltando a estudar na mangueira, apesar de existir uma Escola  de alvenaria que se encontra abandonada e tomada pelo mato.


Escola no meio do nada, rejeitada pela comunidade

A escola,  feita ainda na administração do prefeito Everton, há mais de de 16 anos, quando Jatobá ainda pertencia ao município de Colinas, foi rejeitada pela comunidade do povoado Cachoeira pois ficava distante do povoado, no meio do nada, sem transporte para levar as crianças. "Lá não tinha  nem  água para beber", disse o vereador, informando que de lá pra cá o município já passou por três administrações, mas o problema não foi resolvido pelos gestores do município.

"Nós já tratamos desse assunto na Câmara e solicitamos à prefeita que não deixe os alunos voltar para debaixo da mangueira. Já que a comunidade não quer aquela escola, que construa outra, dentro do próprio povoado, o que não pode é continuar essa situação que só envergonha nosso município", disse o vereador Ronaldo. 

Prefeita Consuêlo Lima
Eleita com 2.823 votos (61,76% dos votos) a prefeita de de Jatobá-MA, Francisca Consuêlo Lima da Silva (PMDB), 47 anos,  informa em seu perfil político no TRE que é  professora de Ensino Fundamental. Imaginem se não fosse!

O grupo político da prefeita Consuêlo, uma pequena oligarquia municipal, liderada pelo seu pai, Miguel Bento (primeiro prefeito do município), governa o município desde a sua emancipação em 1996. Tanto na administração do seu pai (8 anos), como na da ex-prefeita Edinaura Pereira (mais 8 anos), Consuêlo  Lima dominava a pasta da Educação.

E agora, como prefeita, será que ainda vai continuar permitindo que crianças fiquem "jogadas ao léu" estudando embaixo de árvores ou em escola de taipa?

As fotos falam por si, como mais um triste relato do Maranhão dos Sarneys








Veja  mais sobre Jatobá-MA:

Hospital no interior do Maranhão tem mais funcionários do que pacientes

7 comentários:

Anônimo disse...

Essa escola é de responsabilidade do município, não do estado.

Josué Almeida Moura disse...

Jura? Kkkkk!!! inteligenteeee!!!

João Pedro de Sousa disse...

kkkkkkkkkkkkkkk adorei a ironia josué

João Pedro de Sousa disse...

kkkkkkkkkkkkkkk adorei a ironia josué

Anônimo disse...

As crianças que lá estudam são do município, do estado, da nação brasileira. É lamentável.

Anônimo disse...

a prefeita diz que que a escola já foi reformada várias vezes...kkkkkkkkkkkk

Mathews disse...

moro em jatobá, o caus continua o mesmo.