terça-feira, 1 de outubro de 2013

CARÊNCIA DE BANHEIROS E DENÚNCIAS DE CONVÊNIOS FANTASMAS ATORMENTAM OS MARANHENSES

Menos de 20% da população do estado não possui banheiro em casa e secretaria destinada a melhorar os indicadores sociais no Maranhão é suspeita de promover desvio de recursos públicos

As estatísticas apresentadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), divulgada na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE),  apontam apenas 17,56%  da população no Maranhão usufruindo de um item fundamental na questão do saneamento: ter banheiro em casa.
Tão preocupante quanto estes dados que novamente colocam o Maranhão em posição vexatória quando o assunto são indicadores sociais, é a denuncia de que o dinheiro destinado pelos cofres do Estado para ajudar a mudar esta situação, pode ter escorrido pelo ralo da corrupção.
Três meses antes do IBGE divulgar os dados do PNAD 2012, a bancada de oposição na Assembleia Legislativa denunciou a suspeitas de um convênio fantasma, entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultar Familiar (SEDES) e a Associação Beneficente Senhora Santana, que recebeu dos cofres do Estado o repasse R$ 271.922,55 para a construção de um kit sanitário em dois povoados da cidade de Humberto de Campos, mas os banheiros não existem.
A base governista rechaçou a acusação, mas um vídeo publicado pelo Blog Marrapá,mostra o depoimento do morador de um destes povoados que afirma que o único banheiro existente no local é feito de palha.
A publicação de ontem (30) do site G1 Maranhão, sobre os dados do PNAD relacionados a carência de banheiros para a maioria da população maranhense,  alerta para a gravidade desta situação que traz riscos de várias doenças.  Matéria publicada  no site Maranhão da Gente mostra que em Humberto de Campos, por exemplo,  48,74% da população da cidade de 26 mil habitantes, não tem acesso a saneamento básico.
Veja o vídeo, divulgado pelo Blog Marrapá, onde o morador de Curralinho revela  que até agora o único banheiro que existe no local é feito de palha.
http://www.youtube.com/watchfeature=player_embedded&v=7vFRkW8lwcw

Nenhum comentário: