domingo, 13 de outubro de 2013

ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL: DEOCLIDES MACEDO CONTESTA AFIRMAÇÕES DE LUÍS FERNANDO


Ex-prefeito de Porto Franco Deoclides Macedo
Deoclides Macedo
O ex-prefeito de Porto Franco Deoclides Macedo procurou o Jornal Pequeno para contestar publicamente declaração atribuída ao secretário de Estado da Infraestrutura, Luís Fernando Silva, pelo jornal O Estado do Maranhão. Em matéria publicada na edição da última terça-feira, Luís Fernando, segundo O Estado, teria afirmado que “o Maranhão só tem duas escolas públicas em tempo integral, lá em São José de Ribamar”.


Deoclides lembrou que em sua última gestão, de 2008 a 2012, foram construídas duas escolas de tempo integral, a ETI Paulo Freire, de ensino fundamental (de 1º ao 9º ano), inaugurada em 07 de maio de 2010, sendo a primeira do sul do Maranhão e a segunda em todo o estado; e a Escola de Educação Infantil de Tempo Integral Professora Licinha, inaugurada em 29 de setembro de 2012, “ambas criadas com imenso alcance social a partir de uma proposta pedagógica, “Projeto Aprender Bem”, coordenada pelo renomado profº Dr. PhD Pedro Demo, que é escritor e professor Emérito da Universidade de Brasília-UnB”, ressaltou Macedo.

Observou ainda o ex-prefeito que as escolas foram construídas em área de vulnerabilidade social para atender à população mais carente. “Esse projeto de educação se tornou um marco institucional e, por isso mesmo, o Ministério da Educação premiou o município com um convênio para a construção de mais uma escola de tempo integral de ensino fundamental, cuja construção está em andamento e entrará em funcionamento em 2014”, informou a secretaria de Educação de Porto Franco.
Escola de Tempo Integral Paulo Freire
ETI Paulo Freire, de ensino fundamental

Deoclides Macedo garantiu que o sistema de Educação de Tempo Integral desenvolvido em Porto Franco é um sucesso e que “já foi visitado por mais de 50 gestores de municípios de todas as regiões do estado, que puderam constatar de perto como esse projeto inovador de educação tornou-se referência para todo o estado, tendo inclusive sido apresentado num encontro sobre o tema em fevereiro de 2011 em São Luís na presença de representantes da União dos Dirigentes Municipalistas de Educação – UNDIME-MA, das secretarias municipais de Educação, da Secretaria de Estado da Educação e do Ministério da Educação”, frisou.

Escola de Educação Infantil de Tempo Integral Professora Licinha
Escola de Educação Infantil de Tempo Integral Professora Licinha
 “Porto Franco, no sul do Maranhão, administrado pela oposição em dois mandatos meus e agora sob a gestão do prefeito Aderson Marinho Filho, também do PDT, é um dos municípios que mais se desenvolveu, tendo crescido acima da média brasileira e maranhense na última década, conforme dados do IDHM, sobretudo pela educação”, afirmou Macedo.

O ex-prefeito Deoclides Macedo disse que não conhece as escolas de Tempo Integral do município de São José de Ribamar nem o projeto pedagógico das mesmas, mas tem conhecimento da existência das duas escolas citadas pelo ex-prefeito Luís Fernando. “Agora, ignorar a existência das Escolas de Tempo Integral de Porto Franco constitui uma grave omissão e demonstração de desconhecimento das iniciativas municipalistas bem sucedidas no estado, especialmente considerando-se que as E.T.I. de Porto Franco e seu projeto pedagógico são de conhecimento público, inclusive das entidades e dos órgãos de educação dos municípios, do Estado e da União”, concluiu Deoclides. (Jornal Pequeno)

Nenhum comentário: