terça-feira, 6 de maio de 2014

DOMINGOS DUTRA DESTACA BOI DA MAIOBA NA TRIBUNA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

"O Boi da Maioba é o maior boi de matraca do mundo, tem 117 anos. Eu sou um matraqueiro e soldado da Maioba. Já são 33 discos de vinil, é um evento que arregimenta batalhões”, informou o deputado.



O deputado federal Domingos Dutra (SDD/MA), que participou DIA (4/5), da gravação do Bumba-meu-Boi da Maioba, no Maranhão e ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília para parabenizar o evento que é um dos maiores do Estado.

“No sábado passado, o boi da Maioba gravou o seu 10° DVD. O Boi da Maioba é o maior boi de matraca do mundo, tem 117 anos. Eu sou um matraqueiro e soldado da Maioba. Já são 33 discos de vinil, é um evento que arregimenta batalhões”, informou o deputado.

O Boi da Maioba tem 117 anos de fundação, cerca de 500 toadas registradas em 33 discos, 10 DVDs. O Boi da Maioba reúne uma média de 3 a 5 mil pessoas, entre participantes e expectadores, a cada ensaio – número que aumenta no período junino.

“Quero homenagear aqui o presidente do Boi da Maioba, Zé Inaldo, o Chagas, que é uma das melhores vozes que a Maioba já teve e também, o Osvaldo que é quem puxa e anima as brincadeiras”, completou o deputado, que aproveitou a ocasião para convidar os brasileiros a conhecerem o evento, na sua opinião um dos melhores do país.

“Eu convido a todos a conhecer. É o maior São João do Brasil, Todos os sábados o Boi da Maioba faz apresentações. Sempre que eu posso eu acompanho com a minha matraca já calejada, antiguinha, é uma maravilha. Dia 30 de junho é o desfile, são aproximadamente 200 metros de passarela, com mais de 12 horas de evento. Junta o suor, o cheiro do povo, a pinga, a matraca, os pandeirões, e assim a gente reafirma a cultura popular”.

A Maioba é um dos maiores povoados da zona rural da ilha de São Luís (15 km), integrando a região metropolitana, sendo o elo mais forte com o interior da ilha, ligando os municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa à capital Ludovicense.
O Estado do Maranhão é hoje o único detentor de dois (02) títulos de Patrimônio Cultural Imaterial Nacional: o do Tambor de Crioula e o do Bumba-Meu-Boi, ambos reconhecendo a ampla diversidade cultural maranhense. (Assessoria)

Nenhum comentário: