sábado, 26 de julho de 2014

ESTUDANTES PODEM SE INSCREVER NO PROGRAMA JOVENS EMBAIXADORES

Estão abertas as inscrições para alunos do Ensino Médio da rede pública que queiram participar do Programa Jovens Embaixadores 2015. Os interessados devem fazer a inscrição até dia 8 de agosto no site do programa.
Para participar, os interessados devem ter entre 15 e 18 anos, pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior, nunca ter viajado para os Estados Unidos, ter boa fluência oral e escrita em inglês, pertencer à camada socioeconômica menos favorecida, entre outras.

De acordo com a Embaixada Americana no Brasil, o Programa busca beneficiar alunos brasileiros que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.
Os selecionados viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, os principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam em oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.
Após essa primeira semana em Washington, o grupo é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um Estado diferente nos EUA. Nos estados-anfitriões, eles são hospedados por uma família americana, assistem às aulas e interagem com jovens da mesma idade, participam em atividades sociais/culturais na comunidade e fazem apresentações sobre o Brasil.


Três alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) já passaram por esta experiência. Bárbara Andrade César, ex-aluna do curso integrado de Eletrotécnica, participou em 2011 e, para ela, o mais importante foi ter convivido com pessoas que se importam com um mundo melhor.
A ex-aluna do curso técnico em Artes Visuais Paloma Barbosa foi contemplada na edição 2012. Após chegar dos Estados Unidos idealizou o projeto “Jovens Professores Futuros Líderes”, que envolve estudo da língua inglesa, ações de voluntariado e oficinas multiculturais. 
(COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA)

Nenhum comentário: