quinta-feira, 28 de maio de 2015

ESTADO REÚNE PREFEITOS PARA INTERMEDIAR CONFLITOS TERRITORIAIS


Prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias dos municípios de João Lisboa, Senador La Rocque e Buritirana estiveram reunidos com o Governo do Maranhão, nesta quarta-feira (27), no Palácio dos Leões, para debater a respeito dos conflitos territoriais existentes entre as cidades. Comandada pelo secretário de Assuntos Políticos e Federativos (SEAP), Márcio Jerry, a reunião abriu diálogo para acordo do imbróglio que dura mais de 20 anos.

Segundo relatos dos prefeitos e lideranças dos municípios, o conflito existente na região há 21 anos vem desencadeando uma série de problemas para a população, como fechamento de escolas e postos de saúde. O secretário Márcio Jerry explicou que o governo Flávio Dino continuará dando total apoio para que, independente de qualquer divergência territorial, a população possa contar com todos os serviços públicos. 

“A questão principal, na ordem de hierarquia, é a população. Já há emanada uma diretoria para examinar de perto a situação e dar atenção especial àqueles relativos à educação e saúde”, esclareceu Jerry. 

O secretário ressaltou que o Governo garantirá total suporte no que diz respeito ao alinhamento jurídico do problema, e criará uma comissão de trabalho integrada pela SEAP, com o prefeito de João Lisboa, Jairo Madeira, Senador La Rocque, Francisco Nunes, e Buritirana, Vagtônio Brandão, no intuito de buscar encaminhamentos de um acordo quanto aos conflitos existentes entre os municípios. 

De acordo com o prefeito de João Lisboa, a reunião foi importante para a solução dos impasses da indefinição dos limites desses três municípios. “Fiquei satisfeito com o resultado final da reunião aonde se criou uma pauta para resolver os problemas. Quero parabenizar essa iniciativa e acredito que a gente vai chegar a um denominador comum tendo o Governo do Estado como mediador”, ressaltou Jairo Madeira. 

Márcio Jerry destacou que o diálogo entre Governo, prefeituras, câmaras municipais e sociedade em geral será essencial para a solução dos conflitos existentes na região. “A participação do governo na mediação deste conflito não será episódica, pontual e fragmentada. Nós vamos acompanhar dialogando com cada um dos três prefeitos permanentemente para que a gente possa ir encontrando soluções para este problema”, finalizou o secretário.

Além dos prefeitos de João Lisboa, Senador La Rocque e Buritirana, dos vereadores e lideranças políticas e comunitárias dos três municípios, participaram da reunião com a SEAP os deputados Léo Cunha, Antônio Pereira e Valéria Macedo. (Secom)

Nenhum comentário: