sexta-feira, 26 de junho de 2015

A BELEZA DO SERTÃO SUL MARANHENSE EM EXPOSIÇÃO

Aberta ontem em São Luis Exposição fotográfica com imagens da Chapada das Mesas 

O cotidiano, a memória dos lugares, as formas de fazer as habitações, a beleza das águas e da biodiversidade do Cerrado do Sul Maranhense estão sendo retratados na exposição fotográfica “Cores e Formas do Sertão Maranhense” da pesquisadora-fotógrafa, Ana Rosa Marques. A exposição será aberta nesta quinta-feira (25), às 19h, na Galeria Trapiche, com a produção artística de Claudionor Machado. 
A pesquisadora conta que foram elaboradas 20 fotos/telas de forma a divulgar os conhecimentos sobre o modo de vida dessas comunidades sertanejas. O destaque foi dado às dimensões socioculturais e ambientais que existem na área de abrangência do Parque Nacional da Chapada das Mesas. A exposição traz paisagens da região da Chapada, em especial do município de Carolina e do Parque Nacional. 
“Esperamos com este trabalho contribuir com a valorização dessa cultura subsidiando as políticas de ordenamento territoriais que estão em desenvolvimento nesta região”, destacou a pesquisadora. 
A exposição, segundo explicou Rosa Marques, é resultado da pesquisa “As comunidades sertanejas da área de abrangência do Parque Nacional da Chapada das Mesas e a sua interação com o bioma cerrado: entre o cotidiano vivido e experiências em suas dimensões socioculturais e ambientais”. O trabalho foi realizado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e da Universidade Estadual do Maranhão. 
Os interessados em visitar a exposição têm até o dia 10 de julho. A Galeria Trapiche, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís sob a coordenação da Fundação Municipal de Cultura (Func) está localizada na Avenida Vitorino Freire, s/n – Praia Grande, em frente ao Terminal de Integração. Fonte: Fapema    Texto: Elizete Silva

Nenhum comentário: