sexta-feira, 19 de junho de 2015

INCÊNDIO EM IMPERATRIZ: CORPO DE BOMBEIROS AGIU COM PRECISÃO, RAPIDEZ E DENTRO DAS NORMAS TÉCNICAS

“O êxito na operação se deu pela união participativa conjunta de toda equipe de nossos militares, bem como das instituições governamentais, Defesa Civil e sociedade civil organizada, que quando solicitados, nos atenderam prontamente”, avaliou ocomandante do 3º GBM, tenente-coronel Wilni Barbosa Lima


O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) conseguiu dominar um incêndio de grandes proporções, que teve início por volta das 20h30 de quarta-feira (18), em uma loja de acessórios e peças para motocicletas e bicicletas, localizada no Centro de Imperatriz.

De acordo com o tenente-coronel Wilni Barbosa Lima, comandante do 3º batalhão de Bombeiros Militar (BBM), sediado naquela cidade, a operação foi avaliada como exitosa pelas entidades. As primeiras equipes chegaram ao local rapidamente, fizeram todos os procedimentos de isolamento da área, identificação do foco e proporção do incêndio. “No local havia uma carga volumosa de borracha, plástico, borracha que são materiais combustíveis. Os bombeiros agiram com precisão e rapidez, buscando controlar as chamas para que não se proliferassem mais, dentro das normas técnicas de combate operacional a incêndio e proteção da vida”, destacou.

A ocorrência foi encerrada por volta das 5h desta quinta-feira (19). Uma guarnição de continua de prontidão, caso haja novo princípio de incêndio ou alguma alteração que possa surgir. Foram empregados cerca de 50 militares do 3º BBM e do 9º BBM (Estreito), duas viaturas, sendo quatro Auto Bomba Tanque (ABTs), uma Auto Bomba Plataforma, com o apoio de carros pipas do Exército e particulares que auxiliaram os trabalhos.

Todas as guarnições de serviço e mais o efetivo de folga foram mobilizados e trabalharam no local.O fogo atingiu os dois pavimentos do estabelecimento.Sete residências e um prédio comercial foram alcançados pelas chamas. “Essas edificações foram atingidas devido às construções serem coladas à estrutura da loja, ou seja, é como se fosse um bloco único da edificação. Entretanto somente pequena parte afetadas de cada uma dessas adjacentes, graças à intervenção rápida guarnição de serviço”, disse.

Medidas adotadas

A rua foi interditada e o diagnóstico do local repassado a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setran) de Imperatriz,em razão do risco de queda da parede sobre a via pública.

“Os militares continuam no local, realizando o serviço preventivo de extinção de possíveis focos de reguinição das chamas, com a finalidade de garantir a segurança do local e que o fogo não se reinicie novamente”.

Foi feito um corredor de acesso para os moradores acessar suas casas que morram nas redondezas do prédio.Equipes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) devem realizar, neste sábado (20), a perícia para apurar as causas do incêndio.

“Orientamos os proprietários dos imóveis adjacentes que tiveram parte da estrutura avariada pelas chamas e seus respectivos proprietários a desocuparem os imóveis atéque seja feira a inspeção de suas estruturas por um engenheiro da defesa civil municipal”, ressaltou o comandante.

A ação contou também com a participação de homens do Exército Brasileiro (50º Batalhão de Infantaria de Selva -50 BIS), da Polícia Militar, agentes da Defesa Civil municipal, doSetran, da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e empresas privadas.

“O êxito na operação se deu pela união participativa conjunta de toda equipe de nossos militares, bem como das instituições governamentais como , Defesa Civil e sociedade civil organizada, que quando solicitados, nos atenderam prontamente”, avaliou. 

(Fonte: CBMMA/SECOM Fotos: A. Pinheiro, título do blog)

Nenhum comentário: