quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Impugnação de Jackson Lago: Sarney "cozinha o galo" ou TSE não consegue cumprir seus próprios prazos?


Acabo de olhar o site do TSE e não constatei na pauta de hoje nem de amanhã, o julgamento da impugnação do candidato da coligação o Povo é maior, Jackson Lago (PDT).

A demora do TSE é muito prejudicial ao Dr. Jackson e contraria a Resolução do próprio TSE n.º 23.190, que estabeleceu como prazo final para julgamento de todos os recursos o dia 19/08/2010. 

O que está acontecendo, o TSE não cumpre nem mesmo os prazos estabelecidos por ele próprio?

Jackson Lago

Ontem, em entrevista ao IG, o advogado de Jackson, Daniel Leite, disse que  acredita que a impugnação do candidato pedetista possa ser julgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda essa semana... Até este momento, o recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) contra o pedetista ainda não entrou na pauta do TSE. Daniel disse também  que está confiante no resultado do julgamento e, claro, como o bom cabrito não berra, ainda minimizou a atitude estranha da corte eleitoral: 

Daniel Leite
“Acredito que o TSE irá acolher a nossa defesa. Infelizmente, há a demora. Mas o TSE está assoberbado de outros processos e uma ação complexa como a do doutor Jackson demanda tempo”, declarou Leite.

Este blog ouviu o também advogado da Coligação O Povo é Maior”Marco Aurélio Gonzaga Santos, sobre o assunto. Segundo ele a demora no julgamento é inaceitável, especialmente considerando que há apenas 24 dias para o pleito e que este já deveria ter sido julgado até o dia 19/08/2010.

Marco Aurélio
“A meu ver, a questão posta no caso não se reveste de complexidade jurídica e, a rigor, estamos diante de um caso de mora injustificável da Corte Superior Eleitoral com irreparáveis prejuízoa à candidatura do ex-governador Jackson Lago”, disse.

Pelo sim pelo não, acho que as forças progressistas do Maranhão  têm que se levantar desde já e denunciar ao país essa falta de celeridade do Tribunal Superior Eleitoral em deferir, ou não, o registro de candidatura do ex-governador. 

Se a voz do povo é a voz de Deus, o povo está certo em suspeitar que a demora na confirmação ou não da candidatura do pedetista pode ser influência do velho oligarca José Sarney, a quem o povo também responsabiliza pela  cassação recente da candidatura de Janete Capiberibe, no Amapá. 

Estaria Sarney "cozinhando o galo" para deixar a oposição nessa angústia e nos finalmente levar a eleição para um Wx0, onde não houvesse mais tempo para uma substituição? 

Pessoalmente não sou a favor que Jackson recorra ao STF, caso seja impugnado. Ao invés disso a coligação deve imediatamente apresentar outro nome para substituir o político mais injustiçado desse país, que não deverá se acabrunhar, mas partir para levantar a mão de seu substituto e conclamar a revolta popular  que no voto derrotará a oligarquia.

Mas, vamos aguardar os acontecimentos, quem sabe não teremos uma grata surpresa, que finalmente os juízes do TSE sejam iluminados por Deus e num despertar dessa pasmaceira jurídica resolvam dar ao povo do Maranhão o pleno direito de decidir o seu próprio destino.

Como dizem os juristas: Alea jacta est!

2 comentários:

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Parabéns Moura, ótimo post, eu também acho que deveriamos todos partir para denunciar essa lerdeza do TSE e as possíveis armações do velho do bigode...Quanto a substituição de Jackson, o nome não tem outro, deve ser Roberto Rocha, ele ou Flávio iriam para o segundo turno, com certeza. (Eduardo Guimarães)

Anônimo disse...

Eles vão deixar para julgar somente no 2° turno, para anularem os votos de velhino e ficarem em primeiro lugar, e com isso vencer as eleições numa jogada de mestre.