quarta-feira, 16 de março de 2011

Maior dinossauro carnívoro do Brasil é descoberto no Maranhão

PorRenato Grandelle, de O Globo
Oxalaia quilombensis: maior dinossauro carnívoro já encontrado no Brasil. Foto: Divulgação
RIO - Pesquisadores do Museu Nacional apresentaram nesta quarta-feira o espinossaurídeo Oxalaia quilombensis, o maior dinossauro carnívoro já encontrado no Brasil. Vestígios do maxilar e da narina do réptil foram encontrados na Ilha de Cajual, no Maranhão, e seriam do Cretáceo Superior.

A espécie é muito semelhante a outras já descritas na África. A aparência deve-se provavelmente ao fato de que, no período histórico anterior, aquele continente era ligado à América do Sul, o que proporcionou a migração de animais de uma região para outra.

De acordo com os fósseis achados, foi possível estimar o tamanho do Oxalaia: ele teria entre 12 e 14 metros de comprimento, e massa variando entre 5 e 7 toneladas. Seu nome é uma homenagem a Oxalá, divindade masculina mais respeitada da religião africana. "Quilombensis", por sua vez, faz alusão aos quilombos que existiam na ilha.

3 comentários:

Anônimo disse...

Moura, quando li o título achei que era alguma piada envolvendo o Sarney (risos)
(Luzia Lila)

PRES. MÉDICI NOTÍCIAS disse...

kkkkkkk, eu também achei que era o Sarney........kkkkkkkkkkkkk

REALIDADE NA TELA disse...

MUITO BOA A MATÉRIA ATÉ PUBLIQUEI NO MEU BLOG.
EI SOU DE GRAJAU PRECISO DE SEU CONTATO, QUERO QUE VOCE DENUNCIE NO JORNAL PEQUENO UM ESQUEMA DE NOTAS FRIAS NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GRAJAU. ISSO É CRIME E DÁ PF. O VIDEO FOI POSTADO NO YOU TUB ANALIZA AI ABRAÇO ESPERO CONTATOS DO SEU MSN.
http://www.youtube.com/watch?v=JrAb4iRwYd8