segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Escolas e professores que superarem as últimas médias do Ideb serão premiados, garante Madeira

Ao visitar, na sexta-feira (05), os professores e diretores de escolas  da rede municipal que participam da segunda formação continuada do Programa Escola Ativa, voltada aos alunos do campo,  o prefeito de Imperatriz-MA, Sebastião  Madeira voltou a falar sobre "a força transformadora da educação na vida das pessoas".

Madeira elogiou o trabalho dos professores do campo destacando a importância de sua atuação pedagógica para que as crianças por eles assistidas tenham melhores chances na vida. “ Se a gente não cuidar delas as chances de uma vida melhor pode diminuir” disse o prefeito.

Aos professores e diretores o prefeito reiterou que o município “premiará” com abono as escolas que superarem as últimas médias do Ideb, o índice do Governo Federal que mede a qualidade do ensino no Brasil. No município mais de 40 escolas, no último exame, superaram as metas previstas  para o final deste ano.

“Nosso  compromisso é de proporcionar um abono a todos os funcionários das escolas, do vigia, à diretora, que superarem as metas no exame que será feito no final deste ano” disse o prefeito.

Formação
Entre os dias 01 e 05 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED) realiza através do Departamento de Educação do Campo, formação continuada do Programa Escola Ativa, com o tema: Alfabetização e Letramento.

Implantado na Rede Municipal de Ensino de Imperatriz em março deste ano, o Programa Escola Ativa que contempla 15 escolas que fazem parte da Educação no Campo e que possuem salas multisseriadas. O objetivo do programa é criar condições para a aprendizagem voltada para a compreensão da realidade social na qual a criança está inserida, buscando estimular vivências que objetivam a aprendizagem, a participação, a colaboração, o companheirismo e a solidariedade, envolvendo, reconhecendo e valorizando todas as formas de organização social.

A formação acontece nos dois turnos: manhã e tarde nas instalações da Universidade Federal do Maranhão em Imperatriz, conforme explica a professora Maria da Piedade Oliveira da Silva, coordenadora do Departamento de Educação no Campo da SEMED.

“Estamos realizando a formação continuada do Programa “Escola Ativa” durante toda esta primeira semana de agosto. Este é um programa de apoio político e pedagógico voltado para as classes multisseriadas. É resultado de parceria firmada entre os governos: Federal e Municipal; e busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores”.

A professora Maria da Piedade explicou ainda que a metodologia da Escola Ativa propõe: o trabalho em grupo alternadamente com todas as séries para que as crianças possam exercitar diferentes possibilidades de cooperação, comparação e troca de experiência. A presença de crianças mais experientes com uma menos, pode se tornar fonte de aprendizagem. (Assessoria de Comunicação)

Nenhum comentário: