terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Hitler e Eike Batista fazem primeiro ‘Fantástico’ de 2012 repercutir na internet


Eike e Hitler fizeram 'Fantástico' ser comentado no Twitter.
(Imagens: Reprodução/TV Globo)

A primeira edição de 2012 do ‘Fantástico’, programa exibido nas noites de domingo pela TV Globo, foi elogiado pelos internautas, que até a tarde desta segunda-feira, 2, movimentam as redes sociais.

Os principais temas envolvendo a atração na web foram a entrevista com o empresário Eike Batista, considerado o oitavo homem mais rico do mundo, segundo a revista Forbes, e a matéria de que Adolf Hitler pode ter passado os últimos anos de vida na América do Sul.

Ocupando mais de nove minutos do dominical que se autodefine como o “Show da Vida”, a entrevista com o Eike foi conduzida pela repórter Sonia Bridi. A matéria informou como o empresário se tornou uma das pessoas mais ricas do mundo, tendo mais de R$ 50 bilhões. O material exibido pela Globo destacou as dicas dadas pelo executivo para fazer com que pessoas tenham sucesso em novos empreendimentos, tema que serviu de base para Eike escrever, ao lado jornalista Roberto D’Avila, o livro “O X da Questão”.

A entrevista com o empresário fez o nome do ‘Fantástico’ ganhar espaço nas redes sociais, principalmente no Twitter, espaço em que até a tarde desta segunda-feira diversos internautas publicaram críticas positivas à reportagem. Muitos dos “twiteiros” admitem que assistiram ao programa justamente para ver as dicas dadas por Eike para quem sonha em ganhar dinheiro sendo empreendedor. “Muito bom o ‘Show da Vida’ de ontem apresentar a entrevista com Eike Batista, tenho certeza que vários empreendedores estão super motivados”, afirmou o perfil da LRG Monte Locações.

Durante a entrevista, Eike afirmou que, apesar do trabalho como empreendedor, a imprensa o rotulava até o início da década passada era conhecido apenas por ser casado com uma celebridade. “A minha história não é a história só dos últimos dez anos. É uma história de 30 anos. Até o ano 2000, eu era conhecido como o marido da Luma de Oliveira. E não pelas nove minas que eu criei do zero. Minas de ouro gigantescas, muita riqueza criada. Eu apareci como se tivesse caído do céu” , argumentou.

Além da entrevista com Eike, outro material exibido na primeira noite de 2012 teve repercussão no microblog, a reportagem reproduzindo a informação de que supostamente o líder nazista, Adolf Hitler, não teria se suicidado em abril de 1945, como consta oficialmente, mas de que ele teria passado os últimos anos de vida em uma região da Patagônia argentina. Sobre o tema, a correspondente Delis Ortiz conversou com o jornalista argentino Abel Basti. À Globo, ele afirmou que o nazista chegou à América do Sul com um comboio de submarinos no inverno de 1945. “Eu entrevistei ao menos 20 pessoas que disseram ter visto ou estado com Hitler”, disse o jornalista, que há 20 anos pesquisa essa história.

Hitler ter sido tema de matéria do ‘Fantástico’ fez o programa ainda mais ser noticiado no Twitter. Algumas pessoas afirmaram que Hitler morreu no Brasil, outros publicaram que a informação do jornalista argentino não passa de boato. Teve gente que divulgou que teve documentário que mostrou que o crânio - apresentado pelos soviéticos como sendo de Hitler – era, na verdade, de uma mulher. Exibido pela emissora de TV de maior audiência do País, o nome do nazista apareceu no ranking dos termos mais comentados do microblog no Brasil.

Críticas

Não só de elogios foram formados os quadros do último ‘Fantástico’. Uma telespectadora reclamou de o programa ter anunciando que mostraria como foi o réveillon em Paris, na França, e em Londres, no Reino Unido, mas que o conteúdo não foi exibido. A matéria foi ao ar, no entanto, mostrou em poucos segundos como foram as festas nas duas cidades. A reportagem do “Ano Novo n o exterior” deu mais tempo ao que foi realizado na Times Square, em Nova York, Estados Unidos (Anderson Scardoelli).

Nenhum comentário: