quinta-feira, 1 de novembro de 2012

CASO PROFESSORA UILIANE E SUAS REPERCUSSÕES

NEM DE LONGE UM FATO ISOLADO, UMA INFORMAÇÃO EQUIVOCADA PODE EMPANAR AS REALIZAÇÕES  DA GESTÃO MADEIRA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA IMPERATRIZENSE

Sebastião Madeira
Vai entender as coisas da política e da comunicação nos dias de hoje: o prefeito Sebastião Madeira (PSDB), saiu recentemente das urnas consagrado com uma vitória esmagadora dada pelo povo de Imperatriz que aprovou sua administração dando-lhe  quase 60% dos votos. 

Agora uma pessoa, uma única eleitora, num lance apenas de uma foto na internet, o expõe nacionalmente como um gestor que não cuida da educação, que deixa as crianças de Imperatriz estudar ao relento ou em construções insalubres, ao sabor das intempéries. 

professora Uiliane


Mas será que é isso mesmo?  

Claro que não! Nem de longe, um fato isolado, uma informação falsa poderá desaprovar o que o povo já aprovou e que até adversários menos raivosos já reconheceram: como em todos os setores da administração, nenhum governo de Imperatriz nos últimos 20 anos fez tanto pela educação como o atual.

Temos um prefeito presente, que não fica enclausurado em gabinetes, viajando ou em sua residência, mas que vive com intensidade o seu mister, não se esconde, não tergiversa, é justo e até capaz de voltar atrás numa decisão impensada.


Apesar do gestor anterior fazer muita propaganda no que se refere aos seus feitos na  Educação, ao assumir Madeira encontrou as escolas de Imperatriz em petição de miséria. Ildon não construiu nenhuma sala de aula, apenas iniciou os alicerces de uma escola, na Vila Cafeteira, depois finalmente construída na atual gestão.


Nesse primeiro mandato que está se findando, Madeira melhorou significativamente os salários dos professores, celebrando a paz com o sindicato da categoria, distribuiu gratuitamente fardamento escolar, adquiriu novos equipamentos como carteiras e outros móveis escolares, implantou salas de informática, construiu duas escolas (outras 04 estão em construção), ampliou e reformou 17 escolas (outras 06 estão em conclusão de reforma ainda este ano),  mais de  3 milhões em recursos estão sendo licitados para a construção de mais 02 escolas, construção de Quadras cobertas de Esportes e perfurações de poços artesianos em escolas do interior do município.

O secretário de Educação Zeziel Ribeiro pode até ter cometido um ato  anti-democrático ou intolerante, ao demitir a professora, ato que o prefeito Madeira já revogou e ao mesmo tempo mandou abrir uma sindicância para apurar tudo, porém este tem sido um secretário competente, correto e cumpridor de seus deveres. Essa decisão que do ponto de vista administrativo tem as suas razões, não pode empanar todo o seu trabalho desenvolvido até agora á frente da pasta.

A administração segue seu rumo, está quase findando 2012, vamos ver o que nos reserva 2013, pois muitos desafios estão postos para o prefeito Madeira e aqueles que permanecerem (na) ou formarem sua nova equipe. Bom,  mas isso já é assunto para outro post, por enquanto vejam abaixo a descrição minuciosa das ações do governo Madeira nesses 3 anos e 10 meses na área da educação:

 01  – ESCOLAS CONSTRUIDAS:
a)   Escola Municipal Maria das Neves Marques de Sousa – Cafeteira;
b)   Escola Municipal Professor José Queiroz – Conjunto Vitória:

TOTAL DE ESCOLAS CONSTRUÍDAS - 02

CONSTRUÇÃO DE POÇO:
a)   Creche Municipal Antonia Glaucimeire;
b)   Escola Municipal Enoque Alves Bezerra;

TOTAL DE CONSTRUÇÕES DE POÇO - 02

CONSTRUÇÕES EM ANDAMENTO:
a)   Pró-Infância Tipo B no Conjunto Planalto;
b)   Pró-Infância Tipo B na Cafeteira;
c)    Pró-Infância Tipo B no Parque Avenida;
d)   Pró-Infância Tipo C no Parque Sanharo;

TOTAL - 04

CONSTRUÇÃO DE ANFITEATRO
a)   Escola Municipal Professor José Queiroz

TOTAL DE ANFITEATROS CONSTRUÍDOS - 01

AMPLIAÇÕES E REFORMAS:
a)   Escola Municipal Juscelino Kubitscheck – Povoado Petrolina;
b)   Escola Municipal São Félix – Povoado São Félix;
c)    Escola Municipal Humberto de Campos – Povoado Açaizal;
d)   Escola Municipal João Guimarães – Povoado Água Boa;
e)   Escola Municipal Senhor Jesus – Vila Conceição II;
f)     Escola Municipal João Lisboa – Povoado Cacauzinho;
g)    Escola Municipal Madalena de Canossa;
h)   Escola Municipal Paulo Freire;
i)     Escola Municipal Darcy Ribeiro;
j)    Escola Municipal Raimundo Ribeiro;
k)    Escola Municipal Elisa Nunes;
l)     Escola Municipal da Amizade – Povoado Bom Jesus;
m)  Escola Municipal Enoque Alves Bezerra – Povoado Imbiral
n)   Escola Municipal Santa Maria – Nova Imperatriz;

TOTAL DE AMPLIAÇÕES E REFORMAS - 14

LICITAÇÕES EM ANDMENTO:
a)   Construção da Escola Municipal Sousa Lima - R$949.465,48;
b)   Construção da Escola Municipal Castro Alves I – R$ 959.402,18;
c)    Construção e cobertura de quadras da Escola Municipal Paulo Freire – Parque Amazonas – R$ 509.999,36;
d)   Construção e cobertura de quadra da Escola Municipal Elisa Nunes – Santa Rita – R$ 225.904,77;
e)   Construção e cobertura de quadra da Escola Municipal Madalena de Canossa – Parque Sanharo – R$ 225.619,59;
f)     Perfuração de poço artesiano da Escola Municipal Bernardo Sayão – Riacho do Meio – R$ 202.720,71;
g)    Perfuração de poço artesiano da Escola Municipal Santo Amaro – Matança – R$ 202.720,71;
h)   Perfuração de poço artesiano da Escola Municipal Pedro Abreu – Vila Fiquene – R$ 202.720,71.

TOTAL DE LICITAÇÕES EM ANDAMENTO - 08

REFORMA E AMPLIAÇÃO EM ANDAMENTO
a)   Escola Municipal São Sebastião – Bairro da CAEMA – R$ 154.284,77;
b)   Escola Municipal Santa Laura – Bairro Bacuri – R$ 169.576,60;
c)    Escola Municipal Dom Marcelino – Coquelândia – R$ 145.940,28;
d)   Escola Municipal Raimundo Correia – Boca da Mata – R$ 188.667,47;
e)   Creche Municipal Irmã Dulce – Parque Amazonas – R$ 106.210,10.

TOTAL DE REFORMAS E AMPLIAÇÕES EM ANDAMENTO – 05

01  - SALAS DE RECURSO

TOTAL DE SALAS DE RECURSO EM FUNCIONAMENTO – 20
TOTAL DE SALAS DE AEE (Atendimento Educacional Especializado) – 20
Nº de Ordem
Especificação
01
Microcomputador com gravador de CD, leitor de DVD e terminal
02
Monitor de 32” LCD
03
Fones de ouvido e Microfones
04
Scanner
05
Impressora laser
06
Teclado com colmeia
07
Mouse com entrada para acionador
08
Acionador de pressão
09
Bandinha Rítmica
10
Dominó
11
Material Dourado
12
Esquema Corporal
13
Memória de Numerais
14
Tapete quebra-cabeça
15
Software para comunicação alternativa
16
Sacolão Criativo
17
Quebra cabeças sobrepostos (sequência lógica)
18
Dominó de animais em Língua de Sinais
19
Memória de antônimos em Língua de Sinais
20
Conjunto de lupas manuais (aumento 3x, 4x e 6x)
21
Dominó com Textura
22
Plano Inclinado – Estante para Leitura
23
Mesa redonda
24
Cadeiras para computador
25
Cadeiras para mesa redonda
26
Armário de aço
27
Mesa para computador
28
Mesa para impressora
29
Quadro Melanínico

Nº de Ordem
Especificação
01
Impressora Braille
02
Máquina Braille
03
Lupa Eletrônica
04
Reglete de Mesa
05
Punção
06
Soroban
07
Guia de Assinatura
08
Globo Terrestre Adaptado
09
Kit de Desenho Geométrico Adaptado
10
Calculadora Sonora
11
Software para Produção de Desenhos Gráficos e Táteis


NÚMERO DE ESCOLAS COM SALAS DE RECURSO EM IMPLANTAÇÃO
TOTAL DE SALAS PARA IMPLANTAR – 07

01.CONJUNTOS ESCOLARES
CONVÊNIO FNDE
ITEM
DESCRIÇÃO
QTD.
VALOR UNIT R$
VALOR TOTAL R$
01
CJA – 03 conjuntos para aluno tamanho 03 – mesa e cadeira. Altura do aluno entre 1,19m e 1,42m.
1.440
R$ 139,99
R$ 201.585,60
02
CJA – 04 conjuntos para aluno tamanho 04 – mesa e cadeira. Altura do aluno entre 1,33m e 1,59m.
10.846
R$ 143,99
R$ 1.561.715,54
03
CJA – 06 conjuntos para aluno tamanho 06 – mesa e cadeira. Altura do aluno entre 1,59m e 1,88m.
2.935
R$ 147,40
R$ 432.619,00
04
MA – 01 mesa acessível – pessoa em cadeira de rodas
34
R$ 118,99
R$ 4.045,66
05
CPJ – 01 conjunto para professor – mesa e cadeira
578
R$ 184,00
R$ 106.352,00
TOTAL
R$ 2.306.317,80
RECURSOS PRÓPRIOS
ITEM
DESCRIÇÃO
QTD.
VALOR UNIT R$
VALOR TOTAL R$
01
CJA – 06 conjuntos para aluno tamanho 06 – mesa e cadeira. Altura do aluno entre 1,59m e 1,88m.
2.030
R$ 152,00
R$ 308.560,00
02
CPJ – 01 conjunto para professor – mesa e cadeira
340
R$ 200,00
R$ 68.000,00
03
MA – 01 mesa acessível – pessoa em cadeira de rodas
6
R$ 130,00
R$ 780,00
04
CJA – 04 conjuntos para aluno tamanho 04 – mesa e cadeira. Altura do aluno entre 1,33m e 1,59m.
150
R$ 144,88
R$ 21.732,00
05
CJA – 06 conjuntos para aluno tamanho 06 – mesa e cadeira. Altura do aluno entre 1,59m e 1,88m.
3.850
R$ 152,00
R$ 585.200,00
TOTAL
R$ 984.272,00


TOTAL GERAL
R$ 3.290.589,80

ITEM
DESCRIÇÃO
QTD.
01
CJA – 03 conjuntos para aluno tamanho 03 – mesa e cadeira. Altura do aluno entre 1,19m e 1,42m.
1.440
02
CJA – 04 conjuntos para aluno tamanho 04 – mesa e cadeira. Altura do aluno entre 1,33m e 1,59m.
10.996
03
CJA – 06 conjuntos para aluno tamanho 06 – mesa e cadeira. Altura do aluno entre 1,59m e 1,88m.
8.815
04
MA – 01 mesa acessível – pessoa em cadeira de rodas
40
05
CPJ – 01 conjunto para professor – mesa e cadeira
918
TOTAL DE MOBILIÁRIOS
22.209

02.NÚMEROS DE ALUNOS ALFABETIZADOS – BRALFA

2008-2009
2009-2010
2010-2011
2011-2012(Atual)
Qtd. De alunos
626
913
709
936 (número estimado)

QUANTIDADE DE PROFESSORES QUE PASSARAM POR FORMAÇÕES

PROGRAMAS
2009
2010
2011
Pró-letramento
170
82
78
Prova Brasil
441
0
366
Provinha Brasil
0
0
172
Educação Inclusiva
236
155
820
Educação Física
148
85
66
SPE
30
41
24
Educação Infantil
934
1065
623
Gestar II
170
0
    0
Escola Ativa
0
0
129
Se Liga - Acelera
0
0
25
Circuito Campeão
0
0
105
GN 10
0
0
96
Encontros Pedagógicos
0
0
1341
CONCITEC
35
0
0
I Congresso Municipal
2122
0
0
II Congresso Municipal
0
0
2797
TOTAL
4286
1428
6642

PROGRAMAS E PROJETOS DA EDUCAÇÃO
RELAÇÃO DOS PROGRAMAS E PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA SEMED NO PERÍODO DE 2009 A MARÇO DE 2011
01. PROEPI/EJA – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS;
·         É um programa de Formação Continuada de capacitação profissional. Público alvo: alunos do EJA. Cursos ofertados: Relações Humanas, Orientações à Escrita Administrativa, Noções Básicas Administrativas, Noções Básicas de Empreendedorismo.

02. BRALFA – ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS;
·         Tem o objetivo alfabetizar pessoas acima de 15 anos que não foram alfabetizados em idade escolar.

03. PRÓ-LETRAMENTO – PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS;
·         Formação continuada de professores das séries iniciais, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática. Público alvo: Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

04. GESTAR II – GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR;
·         Programa de Formação Continuada destinado aos professores do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática.

05. MAIS EDUCAÇÃO – EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL;
·         Algumas ações desenvolvidas: Letramento, Investigação no campo das ciências naturais, Teatro, Judô, Karatê, Jornal Escolar, Rádio Escolar, Tênis de Mesa, Danças.

06. UAB – UNIVERSIDADE ABERTA BRASILEIRA – FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA OS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO E COMUNIDADE;
·         Formação inicial e continuada para os trabalhadores da educação e comunidade

07. ESCOLA ATIVA – EDUCAÇÃO DO CAMPO;
·         Busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo.  Entre as principais estratégias citam-se as seguintes:
ü  Implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulam a construção e o conhecimento do aluno;
ü  Capacitar professores
·         Público alvo: turmas multisseriadas da Educação do Campo

08. PROGRAMAS EM PARCERIA COM O INSTITUTO AIRTON SENA E SUZANO:
a)   GESTÃO NOTA 10;
ü  Dirigido a Gestores de Educação (diretores de escolas equipe das Secretarias de Ensino). Oferece capacitação e ferramentas gerenciais para esses profissionais.
b)   ACELERA BRASIL;
ü  É um programa emergencial de correção de fluxo do Ensino Fundamental. Ele combate a repetência que gera a distorção entre a idade e a série que o aluno frequenta e também, o abandono escolar.
c)    SE LIGA;
ü  O programa, criado em 1999, é emergencial e ajuda a corrigir o fluxo escolar do Ensino Fundamental porque combate o analfabetismo nas primeiras séries, além de contribuir para a diminuição da evasão escolar.
d)   CIRCUITO CAMPEÃO;
ü  O programa introduz nos primeiros anos do Ensino Fundamental das redes regulares, ferramentas de gestão de aprendizagem como soluções concretas para cessar a má qualidade de ensino.

09. PROGRAMA CRESCER;
·         Programa desenvolvido em Imperatriz/MA pela SEMED, em parceria com:
ü  Ministério público;
ü  Promotoria da Infância e Juventude;
ü  Conselhos Tutelares da Educação.
·         Prevê ações de combate a evasão e fracasso escolar através do acompanhamento da infrequencia por meio da Ficha de Comunicação do Aluno/a Infrequente - FICAI

10. PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE;
ü  Implantado em parceria com a UFMA e a UREI. Parte de uma rede de proteção à criança e adolescente visando combater e prevenir as diferentes formas de violações dos direitos da criança e do adolescente.
·         Rede de proteção:
a)   Conselho Tutelar;
b)   CREAS/CEMAPNE;
c)    Promotoria da Infância e Juventude;
d)   Vara da Infância e Juventude;
e)   DPCA

11. SPE – SAÚDE E PREVENÇÃO NA ESCOLA;
ü  Tem como finalidade realizar um trabalho de formação continuada com:
·         Professores;
·         Profissionais da Saúde;
·         Adolescentes
ü  Trabalha temas como participação juvenil, saúde sexual, saúde reprodutiva, DST, HIV/AIDS, além de outros temas que proporcionam a prática de atitudes corretas por parte do(a) adolescente e jovens em relação à sua sexualidade.

12. CONCITEC;
ü  Promover as atividades de iniciação cientifica da Educação Básica do município de Imperatriz, visando o desenvolvimento e elaboração de projetos por alunos sob a orientação dos professores de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental.

13. PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO;
·         Promover as Escolas Públicas de Ensino Fundamental e Médio com livros didáticos, dicionários e obras complementares de qualidade.

14. PROJECTA – MELHOR ESCOLA
·         A SEMED em parceria com a Projecta oferece:
ü  Formação continuada;
ü  Assessoramento Pedagógico;
ü  Livros didáticos

15. PROINFO/BGX;
- Atualmente tem-se pela Secretaria Municipal de Educação:
·         PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional) é um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública da Educação Básica.
·         Positivo – mesas educacionais que auxiliam alunos de 1º período a 04 anos de idades, são equipados com jogos educacionais
·         BGX – programa implantado com recursos específicos e personalizados à situação escolar de Imperatriz.

16. PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola;
·         Programas de Financiamento da Educação – Recursos repassados diretamente do FNDE pás as contas dos conselhos escolares têm o objetivo de complementar as necessidades da escola sendo dividido em custeio e capital.

17. PDE – Programa de Desenvolvimento Escolar;
·         Programas de Financiamento da Educação – Recurso repassado diretamente do FNDE para a conta dos Conselhos Escolares, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação sendo dividido em custeio e capital.

18. PDE/Escola Acessível – Programa de Desenvolvimento Escolar;
·         Programas de Financiamento da Educação – Adequação do ambiente escolar para alunos com necessidades especiais.

19. PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar;
·         Programas de Financiamento da Educação – Contribuir para o crescimento e desenvolvimento quanto a aprendizagem assim como o rendimento escolar e formação de práticas alimentares aos alunos.
QUANTIDADE DE LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA
74 LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

IMPLANTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
·         NÚMERO DE CURSOS:
A)   Graduação – 04 cursos
B)   Formação Pedagógica – 01 curso
C)   Especialização – 09 cursos
D)   Aperfeiçoamento – 06 cursos
·         INSTITUIÇÕES PARCEIRAS
A)   Universidade Estadual do Maranhão – UEMA
B)   Universidade Federal do Maranhão – UFMA
C)   UNASUS/UFMA

TOTAL DE ALUNOS ATENDIDOS – 1053 ALUNOS

3 comentários:

Anônimo disse...

Estoy totalmente de acuerdo contigo, creo que te estas dando con una hormaza, no insistas e invierte donde creas, este foro no es de consulta, se mueve por intereses de unos pocos que hablan del interés personal de lo que debe de hacer un valencia y no un estudio de cada valor.

Luís Diniz disse...

Até que enfim um texto sensato. Só discordo quando afirma que a professora alardiou que o prefeito não cuida da educação em geral. Não, ela reportou-se exclusivamente à situação da escola em que lencionava, uma escola municipalizada, cuja diretora, que chegou ao cúmulo de afirmar que só ficou sabendo do ocorrido pela Facebook (ela não vai à escola), é, ao mesmo tempo, dona do prédio.

De resto, era um texto assim que a prefeitura deveria ter publicado desde o início para manifestar-se acerca do espisódio, e não um texto arrogante, violento e confuso, assinado pelo Sidney Rodrigues, muito menos uma nota semialfabetizada e não menos violenta, assinada pela secretaria de educação.

Ideias, diálogo, informação, inteligência, tudo isso faz toda a diferença.

Anônimo disse...

Sim tudo muito bem bonitinho e bem numerado, já que o assunto aqui relaciona a educação,não menos importante e que deveria mostrar também volorização demonstrada pelo orgãos públicos ao professor, o respeito, ou seja se aumenta o investimento porque não aumentar o sálario de um profissional importante e necessário para o desenvolvimento de Imperatriz......