NEM DE LONGE UM FATO ISOLADO, UMA INFORMAÇÃO EQUIVOCADA PODE EMPANAR AS REALIZAÇÕES DA GESTÃO MADEIRA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA IMPERATRIZENSE
Sebastião Madeira |
Vai
entender as coisas da política e da comunicação nos dias de hoje: o prefeito
Sebastião Madeira (PSDB), saiu recentemente das urnas consagrado com uma
vitória esmagadora dada pelo povo de Imperatriz que aprovou sua administração dando-lhe quase 60% dos votos.
Agora uma pessoa, uma única
eleitora, num lance apenas de uma foto na internet, o expõe nacionalmente como
um gestor que não cuida da educação, que deixa as crianças de Imperatriz estudar
ao relento ou em construções insalubres, ao sabor das intempéries.
![]() |
professora Uiliane |
Mas será
que é isso mesmo?
Claro que não! Nem de
longe, um fato isolado, uma informação falsa poderá desaprovar o que o povo já aprovou
e que até adversários menos raivosos já reconheceram: como em todos os setores
da administração, nenhum governo de Imperatriz nos últimos 20 anos fez tanto
pela educação como o atual.
Temos um
prefeito presente, que não fica enclausurado em gabinetes, viajando ou em sua
residência, mas que vive com intensidade o seu mister, não se esconde, não
tergiversa, é justo e até capaz de voltar atrás numa decisão impensada.
Apesar do
gestor anterior fazer muita propaganda no que se refere aos seus feitos na Educação, ao assumir Madeira encontrou as
escolas de Imperatriz em petição de miséria. Ildon não construiu nenhuma sala
de aula, apenas iniciou os alicerces de uma escola, na Vila Cafeteira, depois
finalmente construída na atual gestão.
Nesse
primeiro mandato que está se findando, Madeira melhorou significativamente os
salários dos professores, celebrando a paz com o sindicato da categoria,
distribuiu gratuitamente fardamento escolar, adquiriu novos equipamentos como
carteiras e outros móveis escolares, implantou salas de informática, construiu
duas escolas (outras 04 estão em construção), ampliou e reformou 17 escolas
(outras 06 estão em conclusão de reforma ainda este ano), mais de
3 milhões em recursos estão sendo licitados para a construção de mais 02
escolas, construção de Quadras cobertas de Esportes e perfurações de poços
artesianos em escolas do interior do município.
O
secretário de Educação Zeziel Ribeiro pode até ter cometido um ato anti-democrático ou intolerante, ao demitir a professora,
ato que o prefeito Madeira já revogou e ao mesmo tempo mandou abrir uma sindicância
para apurar tudo, porém este tem sido um secretário competente, correto e cumpridor
de seus deveres. Essa decisão que do ponto de vista administrativo tem as suas razões,
não pode empanar todo o seu trabalho desenvolvido até agora á frente da pasta.
A administração
segue seu rumo, está quase findando 2012, vamos ver o que nos reserva 2013, pois
muitos desafios estão postos para o prefeito Madeira e aqueles que permanecerem
(na) ou formarem sua nova equipe. Bom, mas
isso já é assunto para outro post, por enquanto vejam abaixo a descrição minuciosa
das ações do governo Madeira nesses 3 anos e 10 meses na área da educação:
01 –
ESCOLAS CONSTRUIDAS:
a) Escola Municipal Maria das Neves Marques de Sousa –
Cafeteira;
b) Escola Municipal Professor José Queiroz – Conjunto
Vitória:
TOTAL DE ESCOLAS CONSTRUÍDAS - 02
CONSTRUÇÃO
DE POÇO:
a) Creche Municipal Antonia Glaucimeire;
b) Escola Municipal Enoque Alves Bezerra;
TOTAL DE CONSTRUÇÕES DE POÇO - 02
CONSTRUÇÕES
EM ANDAMENTO:
a) Pró-Infância Tipo B no Conjunto Planalto;
c) Pró-Infância Tipo B no Parque Avenida;
d) Pró-Infância Tipo C no Parque Sanharo;
TOTAL - 04
CONSTRUÇÃO
DE ANFITEATRO
a) Escola Municipal Professor José Queiroz
TOTAL DE ANFITEATROS CONSTRUÍDOS - 01
AMPLIAÇÕES
E REFORMAS:
a) Escola Municipal Juscelino Kubitscheck – Povoado
Petrolina;
b) Escola Municipal São Félix – Povoado São Félix;
c) Escola Municipal Humberto de Campos – Povoado
Açaizal;
d) Escola Municipal João Guimarães – Povoado Água Boa;
e) Escola Municipal Senhor Jesus – Vila Conceição II;
f) Escola Municipal João Lisboa – Povoado Cacauzinho;
g) Escola Municipal Madalena de Canossa;
h) Escola Municipal Paulo Freire;
i) Escola Municipal Darcy Ribeiro;
j) Escola Municipal Raimundo Ribeiro;
k) Escola Municipal Elisa Nunes;
l) Escola Municipal da Amizade – Povoado Bom Jesus;
m) Escola Municipal Enoque Alves Bezerra – Povoado
Imbiral
n) Escola Municipal Santa Maria – Nova Imperatriz;
TOTAL DE AMPLIAÇÕES E REFORMAS - 14
LICITAÇÕES
EM ANDMENTO:
a) Construção da Escola Municipal Sousa Lima -
R$949.465,48;
b) Construção da Escola Municipal Castro Alves I – R$
959.402,18;
c) Construção e cobertura de quadras da Escola
Municipal Paulo Freire – Parque Amazonas – R$ 509.999,36;
d) Construção e cobertura de quadra da Escola
Municipal Elisa Nunes – Santa Rita – R$ 225.904,77;
e) Construção e cobertura de quadra da Escola
Municipal Madalena de Canossa – Parque Sanharo – R$ 225.619,59;
f) Perfuração de poço artesiano da Escola Municipal
Bernardo Sayão – Riacho do Meio – R$ 202.720,71;
g) Perfuração de poço artesiano da Escola Municipal
Santo Amaro – Matança – R$ 202.720,71;
h) Perfuração de poço artesiano da Escola Municipal
Pedro Abreu – Vila Fiquene – R$ 202.720,71.
TOTAL DE LICITAÇÕES EM ANDAMENTO - 08
REFORMA
E AMPLIAÇÃO EM ANDAMENTO
a) Escola Municipal São Sebastião – Bairro da CAEMA –
R$ 154.284,77;
b) Escola Municipal Santa Laura – Bairro Bacuri – R$
169.576,60;
c) Escola Municipal Dom Marcelino – Coquelândia – R$
145.940,28;
d) Escola Municipal Raimundo Correia – Boca da Mata –
R$ 188.667,47;
e) Creche Municipal Irmã Dulce – Parque Amazonas – R$
106.210,10.
TOTAL DE REFORMAS E AMPLIAÇÕES EM ANDAMENTO – 05
01 - SALAS
DE RECURSO
TOTAL DE SALAS DE RECURSO EM
FUNCIONAMENTO – 20
TOTAL DE SALAS DE AEE (Atendimento
Educacional Especializado) – 20
Nº de Ordem
|
Especificação
|
01
|
Microcomputador com gravador de CD, leitor de DVD e
terminal
|
02
|
Monitor de 32” LCD
|
03
|
Fones de ouvido e Microfones
|
04
|
Scanner
|
05
|
Impressora laser
|
06
|
Teclado com colmeia
|
07
|
Mouse com entrada para acionador
|
08
|
Acionador de pressão
|
09
|
Bandinha Rítmica
|
10
|
Dominó
|
11
|
Material Dourado
|
12
|
Esquema Corporal
|
13
|
Memória de Numerais
|
14
|
Tapete quebra-cabeça
|
15
|
Software para comunicação alternativa
|
16
|
Sacolão Criativo
|
17
|
Quebra cabeças sobrepostos (sequência lógica)
|
18
|
Dominó de animais em Língua de Sinais
|
19
|
Memória de antônimos em Língua de Sinais
|
20
|
Conjunto de lupas manuais (aumento 3x, 4x e 6x)
|
21
|
Dominó com Textura
|
22
|
Plano Inclinado – Estante para Leitura
|
23
|
Mesa redonda
|
24
|
Cadeiras para computador
|
25
|
Cadeiras para mesa redonda
|
26
|
Armário de aço
|
27
|
Mesa para computador
|
28
|
Mesa para impressora
|
29
|
Quadro Melanínico
|
Nº de Ordem
|
Especificação
|
01
|
Impressora Braille
|
02
|
Máquina Braille
|
03
|
Lupa Eletrônica
|
04
|
Reglete de Mesa
|
05
|
Punção
|
06
|
Soroban
|
07
|
Guia de Assinatura
|
08
|
Globo Terrestre Adaptado
|
09
|
Kit de Desenho Geométrico Adaptado
|
10
|
Calculadora Sonora
|
11
|
Software para Produção de Desenhos Gráficos e Táteis
|
NÚMERO
DE ESCOLAS COM SALAS DE RECURSO EM IMPLANTAÇÃO
TOTAL DE SALAS PARA IMPLANTAR – 07
01.CONJUNTOS
ESCOLARES
CONVÊNIO FNDE
ITEM
|
DESCRIÇÃO
|
QTD.
|
VALOR UNIT R$
|
VALOR TOTAL R$
|
01
|
CJA – 03 conjuntos para aluno tamanho 03 – mesa e
cadeira. Altura do aluno entre 1,19m e 1,42m.
|
1.440
|
R$ 139,99
|
R$
201.585,60
|
02
|
CJA – 04 conjuntos para aluno tamanho 04 – mesa e
cadeira. Altura do aluno entre 1,33m e 1,59m.
|
10.846
|
R$ 143,99
|
R$
1.561.715,54
|
03
|
CJA – 06 conjuntos para aluno tamanho 06 – mesa e
cadeira. Altura do aluno entre 1,59m e 1,88m.
|
2.935
|
R$ 147,40
|
R$
432.619,00
|
04
|
MA – 01 mesa acessível – pessoa em cadeira de
rodas
|
34
|
R$ 118,99
|
R$
4.045,66
|
05
|
CPJ – 01 conjunto para professor – mesa e cadeira
|
578
|
R$ 184,00
|
R$
106.352,00
|
TOTAL
|
R$ 2.306.317,80
|
RECURSOS
PRÓPRIOS
ITEM
|
DESCRIÇÃO
|
QTD.
|
VALOR UNIT R$
|
VALOR TOTAL R$
|
01
|
CJA – 06 conjuntos para aluno tamanho 06 – mesa e
cadeira. Altura do aluno entre 1,59m e 1,88m.
|
2.030
|
R$ 152,00
|
R$
308.560,00
|
02
|
CPJ – 01 conjunto para professor – mesa e cadeira
|
340
|
R$ 200,00
|
R$
68.000,00
|
03
|
MA – 01 mesa acessível – pessoa em cadeira de
rodas
|
6
|
R$ 130,00
|
R$ 780,00
|
04
|
CJA – 04 conjuntos para aluno tamanho 04 – mesa e
cadeira. Altura do aluno entre 1,33m e 1,59m.
|
150
|
R$ 144,88
|
R$
21.732,00
|
05
|
CJA – 06 conjuntos para aluno tamanho 06 – mesa e
cadeira. Altura do aluno entre 1,59m e 1,88m.
|
3.850
|
R$ 152,00
|
R$
585.200,00
|
TOTAL
|
R$ 984.272,00
|
|||
TOTAL GERAL
|
R$ 3.290.589,80
|
ITEM
|
DESCRIÇÃO
|
QTD.
|
01
|
CJA – 03 conjuntos para aluno tamanho 03 – mesa e
cadeira. Altura do aluno entre 1,19m e 1,42m.
|
1.440
|
02
|
CJA – 04 conjuntos para aluno tamanho 04 – mesa e
cadeira. Altura do aluno entre 1,33m e 1,59m.
|
10.996
|
03
|
CJA – 06 conjuntos para aluno tamanho 06 – mesa e
cadeira. Altura do aluno entre 1,59m e 1,88m.
|
8.815
|
04
|
MA – 01 mesa acessível – pessoa em cadeira de
rodas
|
40
|
05
|
CPJ – 01 conjunto para professor – mesa e cadeira
|
918
|
TOTAL DE MOBILIÁRIOS
|
22.209
|
02.NÚMEROS
DE ALUNOS ALFABETIZADOS – BRALFA
2008-2009
|
2009-2010
|
2010-2011
|
2011-2012(Atual)
|
|
Qtd. De alunos
|
626
|
913
|
709
|
936
(número estimado)
|
QUANTIDADE DE PROFESSORES QUE PASSARAM POR
FORMAÇÕES
PROGRAMAS
|
2009
|
2010
|
2011
|
Pró-letramento
|
170
|
82
|
78
|
Prova Brasil
|
441
|
0
|
366
|
Provinha Brasil
|
0
|
0
|
172
|
Educação Inclusiva
|
236
|
155
|
820
|
Educação Física
|
148
|
85
|
66
|
SPE
|
30
|
41
|
24
|
Educação Infantil
|
934
|
1065
|
623
|
Gestar II
|
170
|
0
|
0
|
Escola Ativa
|
0
|
0
|
129
|
Se Liga - Acelera
|
0
|
0
|
25
|
Circuito Campeão
|
0
|
0
|
105
|
GN 10
|
0
|
0
|
96
|
Encontros Pedagógicos
|
0
|
0
|
1341
|
CONCITEC
|
35
|
0
|
0
|
I Congresso Municipal
|
2122
|
0
|
0
|
II Congresso Municipal
|
0
|
0
|
2797
|
TOTAL
|
4286
|
1428
|
6642
|
PROGRAMAS E PROJETOS DA EDUCAÇÃO
RELAÇÃO DOS PROGRAMAS E PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA
SEMED NO PERÍODO DE 2009 A MARÇO DE 2011
01. PROEPI/EJA
– PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS;
·
É um
programa de Formação Continuada de capacitação profissional. Público alvo:
alunos do EJA. Cursos ofertados: Relações Humanas, Orientações à Escrita
Administrativa, Noções Básicas Administrativas, Noções Básicas de Empreendedorismo.
02. BRALFA
– ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS;
·
Tem o
objetivo alfabetizar pessoas acima de 15 anos que não foram alfabetizados em
idade escolar.
03. PRÓ-LETRAMENTO
– PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS;
·
Formação
continuada de professores das séries iniciais, para melhoria da qualidade de
aprendizagem da leitura/escrita e matemática. Público alvo: Professores dos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
04. GESTAR
II – GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR;
·
Programa de
Formação Continuada destinado aos professores do 6º ao 9º anos do Ensino
Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática.
05. MAIS
EDUCAÇÃO – EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL;
·
Algumas
ações desenvolvidas: Letramento, Investigação no campo das ciências naturais,
Teatro, Judô, Karatê, Jornal Escolar, Rádio Escolar, Tênis de Mesa, Danças.
06. UAB –
UNIVERSIDADE ABERTA BRASILEIRA – FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA OS
TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO E COMUNIDADE;
·
Formação
inicial e continuada para os trabalhadores da educação e comunidade
07. ESCOLA
ATIVA – EDUCAÇÃO DO CAMPO;
·
Busca
melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das
escolas do campo. Entre as principais
estratégias citam-se as seguintes:
ü Implantar nas escolas recursos pedagógicos que
estimulam a construção e o conhecimento do aluno;
ü Capacitar professores
·
Público
alvo: turmas multisseriadas da Educação do Campo
08. PROGRAMAS
EM PARCERIA COM O INSTITUTO AIRTON SENA E SUZANO:
a) GESTÃO
NOTA 10;
ü Dirigido a Gestores de Educação (diretores de
escolas equipe das Secretarias de Ensino). Oferece capacitação e ferramentas
gerenciais para esses profissionais.
b) ACELERA
BRASIL;
ü É um programa emergencial de correção de fluxo do
Ensino Fundamental. Ele combate a repetência que gera a distorção entre a idade
e a série que o aluno frequenta e também, o abandono escolar.
c) SE
LIGA;
ü O programa, criado em 1999, é emergencial e ajuda a
corrigir o fluxo escolar do Ensino Fundamental porque combate o analfabetismo
nas primeiras séries, além de contribuir para a diminuição da evasão escolar.
d) CIRCUITO
CAMPEÃO;
ü O programa introduz nos primeiros anos do Ensino
Fundamental das redes regulares, ferramentas de gestão de aprendizagem como
soluções concretas para cessar a má qualidade de ensino.
09. PROGRAMA
CRESCER;
·
Programa
desenvolvido em Imperatriz/MA pela SEMED, em parceria com:
ü Ministério público;
ü Promotoria da Infância e Juventude;
ü Conselhos Tutelares da Educação.
·
Prevê ações
de combate a evasão e fracasso escolar através do acompanhamento da
infrequencia por meio da Ficha de Comunicação do Aluno/a Infrequente - FICAI
10. PROJETO
ESCOLA QUE PROTEGE;
ü Implantado em parceria com a UFMA e a UREI. Parte
de uma rede de proteção à criança e adolescente visando combater e prevenir as
diferentes formas de violações dos direitos da criança e do adolescente.
·
Rede de proteção:
a)
Conselho
Tutelar;
b)
CREAS/CEMAPNE;
c)
Promotoria
da Infância e Juventude;
d)
Vara da
Infância e Juventude;
e)
DPCA
11. SPE –
SAÚDE E PREVENÇÃO NA ESCOLA;
ü Tem como finalidade realizar um trabalho de
formação continuada com:
·
Professores;
·
Profissionais
da Saúde;
·
Adolescentes
ü Trabalha temas como participação juvenil, saúde
sexual, saúde reprodutiva, DST, HIV/AIDS, além de outros temas que proporcionam
a prática de atitudes corretas por parte do(a) adolescente e jovens em relação
à sua sexualidade.
12. CONCITEC;
ü Promover as atividades de iniciação cientifica da
Educação Básica do município de Imperatriz, visando o desenvolvimento e
elaboração de projetos por alunos sob a orientação dos professores de Ciências
nos anos finais do Ensino Fundamental.
13. PROGRAMA
NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO;
·
Promover as
Escolas Públicas de Ensino Fundamental e Médio com livros didáticos,
dicionários e obras complementares de qualidade.
14. PROJECTA
– MELHOR ESCOLA
·
A SEMED em
parceria com a Projecta oferece:
ü Formação continuada;
ü Assessoramento Pedagógico;
ü Livros didáticos
15. PROINFO/BGX;
- Atualmente tem-se pela Secretaria Municipal de
Educação:
·
PROINFO
(Programa Nacional de Tecnologia Educacional) é um programa educacional com o
objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública da
Educação Básica.
·
Positivo –
mesas educacionais que auxiliam alunos de 1º período a 04 anos de idades, são
equipados com jogos educacionais
·
BGX –
programa implantado com recursos específicos e personalizados à situação
escolar de Imperatriz.
16. PDDE -
Programa Dinheiro Direto na Escola;
·
Programas
de Financiamento da Educação – Recursos repassados diretamente do FNDE pás as
contas dos conselhos escolares têm o objetivo de complementar as necessidades
da escola sendo dividido em custeio e capital.
17. PDE –
Programa de Desenvolvimento Escolar;
·
Programas
de Financiamento da Educação – Recurso repassado diretamente do FNDE para a
conta dos Conselhos Escolares, com o objetivo de melhorar a qualidade da
educação sendo dividido em custeio e capital.
18. PDE/Escola
Acessível – Programa de Desenvolvimento Escolar;
·
Programas
de Financiamento da Educação – Adequação do ambiente escolar para alunos com
necessidades especiais.
19. PNAE –
Programa Nacional de Alimentação Escolar;
·
Programas
de Financiamento da Educação – Contribuir para o crescimento e desenvolvimento
quanto a aprendizagem assim como o rendimento escolar e formação de práticas
alimentares aos alunos.
QUANTIDADE DE LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA
74 LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA
IMPLANTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
·
NÚMERO DE CURSOS:
A) Graduação – 04 cursos
B) Formação Pedagógica – 01 curso
C) Especialização – 09 cursos
D) Aperfeiçoamento – 06 cursos
·
INSTITUIÇÕES PARCEIRAS
A) Universidade Estadual do Maranhão – UEMA
B) Universidade Federal do Maranhão – UFMA
C) UNASUS/UFMA
TOTAL DE ALUNOS ATENDIDOS – 1053 ALUNOS
3 comentários:
Estoy totalmente de acuerdo contigo, creo que te estas dando con una hormaza, no insistas e invierte donde creas, este foro no es de consulta, se mueve por intereses de unos pocos que hablan del interés personal de lo que debe de hacer un valencia y no un estudio de cada valor.
Até que enfim um texto sensato. Só discordo quando afirma que a professora alardiou que o prefeito não cuida da educação em geral. Não, ela reportou-se exclusivamente à situação da escola em que lencionava, uma escola municipalizada, cuja diretora, que chegou ao cúmulo de afirmar que só ficou sabendo do ocorrido pela Facebook (ela não vai à escola), é, ao mesmo tempo, dona do prédio.
De resto, era um texto assim que a prefeitura deveria ter publicado desde o início para manifestar-se acerca do espisódio, e não um texto arrogante, violento e confuso, assinado pelo Sidney Rodrigues, muito menos uma nota semialfabetizada e não menos violenta, assinada pela secretaria de educação.
Ideias, diálogo, informação, inteligência, tudo isso faz toda a diferença.
Sim tudo muito bem bonitinho e bem numerado, já que o assunto aqui relaciona a educação,não menos importante e que deveria mostrar também volorização demonstrada pelo orgãos públicos ao professor, o respeito, ou seja se aumenta o investimento porque não aumentar o sálario de um profissional importante e necessário para o desenvolvimento de Imperatriz......
Postar um comentário