segunda-feira, 27 de maio de 2013

ROSÂNGELA CURADO, UM PROBLEMA PARA O PREFEITO MADEIRA E O GRUPO SARNEY

Além de não conseguir fazer Luís Fernando decolar, o grupo Sarney tem um problema em Imperatriz: Como vai lidar com o fenômeno eleitoral Rosângela Curado?

Não há dúvidas de que Rosângela tem apelo popular e voto. É candidata levíssima. Nas eleições passadas provou isso quando teve mais votos que o Deputado Carlos Amorim (PDT), um político de certa forma já experimentado em várias eleições.

Se Rosângela sair candidata a deputada estadual pelas oposições terá grandes chances de sair eleita com maioria de votos da segunda maior cidade do Maranhão.

Se ficar ao lado do governo poderá receber um tratamento “meia boca”, pois o governo vai se reportar a Madeira - hoje o grande aliado que pulou no barco sem anuência do próprio partido, o PSDB - e o papel dela neste cenário será de pouca relevância.

Outra possibilidade de Rosângela é fazer dobradinha com Antonio Pereira (DEM) e ser candidata à deputada federal. Se tiver apoio pode sair de Imperatriz com mais de 30 mil votos e ai peita Madeira nas próximas eleições municipais. 

Se for tratada como “boi de piranha” apenas ajudará Antonio Pereira em sua reeleição em Imperatriz e região como boa “cabo eleitoral”, mas não chegará a lugar nenhum, pois é provável que Madeira não queira ver a moça bem votada em Imperatriz seja lá para o que for.


Há quem diga no entanto que Rosângela Curado será candidata mesmo é à deputada estadual numa dobradinha com o deputado Antonio Pereira, que iria tentar uma vaga na Câmara Federal.

Uma coisa é certa: a ex-secretária Municipal de Saúde de Imperatriz e candidata a prefeita nas eleições passadas Rosângela Curado tem mais prestígio eleitoral em Imperatriz do que os deputados Léo Cunha e Dr. Pádua. Se for candidata à deputada pela oposição poderá criar grandes problemas para esses deputados.




Rosângela é considerada um fenômeno de popularidade em Imperatriz até mesmo por seus adversários, diferente dos deputados Dr. Pádua e Léo Cunha, ambos com muitas dificuldades eleitorais no traquejo com o povo e com o voto. Os dois são políticos sem expressão eleitoral e de campanhas movidas puramente a dinheiro.

Exemplo: Dr. Pádua - que segundo dizem já pensa em não ser candidato a reeleição e colocar me seu lugar a mulher - teve uma das campanhas mais ricas do Maranhão e não conseguiu passar dos 19.809 votos. 

Em Imperatriz tinha mais camionete trabalhando para Dr. Pádua do que para Roseana. Léo Cunha, igualmente, ficou na rabeira com 21.956. São dois políticos pesados como se diz na linguagem política do povão. 


Não é por outra razão, senão esta, que os Deputados Dr. Pádua (PSD) e Léo Cunha (PSC) tentam colar em Luis Fernando e Roseana, vivem pra cima e pra baixo atras do governo, diversamente do que fizeram nas eleições passadas em relação à Roseana Sarney, que fizeram de tudo para descolar da Governadora.

Finalmente: Rosângela é um problema para o governo, para Madeira, para Dr. Pádua e para Léo Cunha e uma ótima aliada para Antonio Pereira ou para a oposição. Depende de que caminho a dentista vai trilhar.  Bom, se ela tiver coragem de trilhar uma caminho diferente...Será que ela tem?

8 comentários:

Franklin Delano disse...

Sensata análise do quadro eleitoral atual, a luz dos fatos do cotidiano político, que se se desenha como uma projeção para o ano vindouro. Muito bom.

Anônimo disse...

Ela nem pagou as contas que ficou das eleições passadas. Não ganha

Josué Almeida Moura disse...

Não se trata disso. Releia o texto se não sofre de ejaculação (mental) precoce...

Josué Almeida Moura disse...

Obrigado, meu caro Delano!

Anônimo disse...

gostei da sua analise. vamos esperar para ver em qual time ela vai jogar, lamentavelmente em todo Brasil politica se ganha com dinheiro e prestigio, um desses isolado pouco vale. Analisemos assim; Neymar fosse jogar no Ibis jogar até a imprensa esqueceria dele. quantos bons jogadores brasileiro que estão no exterior, em times que não estão entre os mais badalados, ja encontra no nosso esquecimento.
vamos ver o time que ela vai jogar e os outros jogadores do time.

Anônimo disse...

Vc esqueceu de comentar a respeito da deputada do seu mensalim, como esta o andar da carruagem dela, vai deixar de ser candidata, a Rosangela vai comer o filão eleitoral dela, comente sem paixão ...

Josué Almeida Moura disse...

Votada em quase todos os municípios do Maranhão mas em especial nos daqui da região tocantina, Valéria não teve quase votos em Imperatriz, nem tem a pretensão de ser a mais votada aqui. Me refiro aos dois ai por que são do mesmo grupo da Dra. Rosângela. também fazem política com muita grana. No caso da Valéria é diferente, hoje está com excelente trabalho junto as classes organizadas, como é o caso das categorias ligadas a saúde, continua em alta no seu município, Porto Franco e em grande parte dos municípios de nossa região onde foi votada., não disputaria votos com a Rosângela...

Anônimo disse...

SINCERAMENTE, EU VOTEI NO MADEIRA PARA PREFEITO, E PARA A DOUTORA ROSÂNGELA SE TORNAR DEPUTADA FEDERAL OU ESTADUAL E ATÉ FUTURA PREFEITA DE IMPERATRIZ, NÃO FALTA MUITA COISA, RECONHEÇO QUE ELA FOI E CONTINUA UMA REVELAÇÃO E POSSO ATÉ DIZER UM FENÔMENO ELEITORAL, NUNCA VI TANTO CARISMA EM UMA PESSOA.

SINCERAMENTE SÓ NÃO VÊ QUEM FOR ANALFABETO POLÍTICO.