terça-feira, 6 de maio de 2014

PROJETO DA CEMAR TRAZ ECONOMIA E PRESERVA O MEIO AMBIENTE

Em maio de 2011 a Companhia Energética do Maranhão – CEMAR lançou o ECOCEMAR: projeto que troca lixo reciclável por descontos na conta de energia elétrica. Após a experiência de sucesso em São Luís, em 2013 a cidade de Imperatriz foi contemplada com um posto de coleta do projeto, endossando a importância da preservação do meio ambiente.

O projeto ECOCEMAR tem se destacando pela troca de resíduos recicláveis por bônus na fatura de energia elétrica, com destinação do material à indústria de reciclagem, em parceria com a empresa maranhense RIPEL Reciclagem.
A lógica do projeto é que a energia empregada para reciclar é muito menor do que a empregada, para extrair matéria prima bruta da natureza. Com essa premissa deixou de ser retirado da natureza desde o inicio:

724.697
MINÉRIO DE FERRO (kg)
98.533
CARVÃO (kg)
105.772
ÁRVORES CORTADAS (unidade)
84.618,000
ÁGUA (litros)
                    209,83
PETROLÉO (Toneladas)

Evitando que 20.818 (MWh) de energia elétrica fossem consumidos, economia que daria para iluminar uma cidade da extensão de Barreirinhas, com cerca de 20 mil habitantes por oito meses.


Entretanto, os resultados que o projeto ECOCEMAR trouxe vão muito mais além. O total de resíduos que não foram parar no meio ambiente nestes três anos é: 4.918.879,67 kg, o que equivale a 4.918 toneladas. 

Coletar resíduos antes levados ao lixo como: papel, papelão, jornal, plástico, garrafa pet, aço inox, lata, ferro, alumínio, PVC, embalagens tipo tetra pak, e óleo de cozinha, trouxeram benefícios para o meio ambiente, bem como para várias instituições beneficentes em São Luís e em Imperatriz; que receberam doações de clientes que participam da coleta seletiva e trocam seus resíduos por bônus na conta de energia. Essas instituições filantrópicas receberam 59.010,95 mil reais em bônus, nas suas contas de energia, que foram direcionados de acordo com a doação dos clientes. Assim, ganharam todos: natureza, clientes e sociedade.
 
Para o executivo de Eficiência e Inovação da CEMAR, Júlio Cesar Mendes, o ECOCEMAR foi implantado com o propósito de despertar a consciência ecológica dos maranhenses, oferecendo uma alternativa concreta de destinação dos resíduos recicláveis e geração de renda. “Ao longo dos anos, obtivemos vários prêmios local e nacional o que muito nos orgulha a continuar acreditando nesse trabalho”. Enfatiza Júlio.


Para participar do projeto é muito simples:
·          Ir aos postos de coleta do ECOCEMAR com a conta de energia.
·          Solicitar o cartão ECOCEMAR gratuitamente.
·          Apresentar o cartão ECOCEMAR em todas as entregas.
·          Levar resíduos separado por tipo, limpos e secos.

A expectativa é que, à medida que a comunidade for criando o hábito de fazer coleta seletiva, mais postos do ECOCEMAR sejam implantados em mais bairros de São Luís e também nos principais municípios do Estado.

Hoje, já são 14 postos de coleta do ECOCEMAR, 13 em São Luís e 01 em Imperatriz, que foi implantado em agosto de 2013.

Mais informações sobre o projeto ECOCEMAR podem ser obtidas no site www.cemar116.com.br 
Assessoria de Imprensa CEMAR

Nenhum comentário: