terça-feira, 7 de janeiro de 2014

SERRA PELADA: COLOSSUS DEMITE TODOS OS FUNCIONÁRIOS DO GARIMPO

Depois do balde de água fria recebida pelos associados da Coomigasp – Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada – de que cada associado dos 38.000 associados só receberia cerca de R$140 mensais durante os 11 anos de duração do Projeto Serra Pelada, da parceria entre a Colossus e a Coomigasp, agora vem a notícia de que talvez nem isso seja possível.

image

A Colossus, em profunda crise financeira, tentou um empréstimo junto ao BNDES para tentar equacionar suas contas e fazer os últimos investimentos visando o início da produção mineral, e ao que tudo indica, este lhe foi negado.

Hoje (06) a empresa comunicou a demissão aos cerca de 400 funcionários que ainda trabalhavam no projeto em Serra Pelada, no município de Curionópolis. Ficarão apenas cerca de quinze funcionários da área de segurança. 

A alegação da Colossus é que com o insucesso do empréstimo não há mais dinheiro para os investimentos necessários e o pouco que resta será usado para pagamento das rescisões trabalhistas.

Como afirmado no post “ O sonho acabou. Apenas cerca de R$140,00 mensais será o valor destinado a cada garimpeiro de Serra Pelada ”, parece que o sonho do garimpeiro de Serra Pelada chegou finalmente ao fim. Se não houver uma intervenção do governo federal o projeto estará fadado ao insucesso.

Se confirmada a informação do término do projeto, como ficarão os associados da Coomigasp e os investimentos que ali já foram feitos? A Colossus teme uma nova tentativa de invasão e quebra quebra no projeto, todavia, nada fez para garantir informações reais sobre o andamento do mesmo aos garimpeiros.

O interventor na Coomigasp, nomeado pela justiça, não foi encontrado para comentar as demissões. (Zé Dudu)

Nenhum comentário: